Duração: 4 meses
Objetivos:
• Desenvolvimento de noções de medida de comprimento;
• Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
• Construção das primeiras ideias sobre quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Utilização da contagem oral em brincadeiras e músicas;
• Desenvolvimento de noção espacial;
• Desenvolvimento de noção temporal;
Áreas trabalhadas:
• Matemática;
• Linguagem oral e escrita;
• Artes;
• Expressão corporal;
Recursos utilizados:
• Barbante;
• Régua
• Bolas de diferentes tamanhos;
• Objetos do dia a dia;
• Calendário;
• Janelinha do tempo;
• Relógio;
• Sucatas;
• Papéis diversos;
• Giz de cera, lápis de cor e tinta;
Metodologias:
• Sempre no início das aulas faremos a roda para marcarmos o calendário, a janelinha do tempo e o relógio.
• Roda de parlendas: Galinha do vizinho, indiozinhos, entre outras.
• Confeccionaremos um cartaz da parlenda Galinha do vizinho. (os alunos colarão os ovinhos).
• Jogo da memória de quantidades.
• Quebra cabeça de números e quantidades.
• Domino de quantidades.
• Desenho com interferência de números.
• Roda de conversa: Sobre medidas convencionais e não convencionais.
• Mediremos os alunos com barbante e depois compararemos os tamanhos.
• Desenho no A3 com lápis de cor da atividade anterior.
• Com lego montaremos uma torre alta e uma torre baixa.
• Utilizando barbante mediremos a distancia da mesa até a porta.
• Utilizando os pés mediremos a distancia da mesa até a porta. (quantos passos foram necessários)
• Utilizando as mãozinhas mediremos o tamanho da mesa. (quantas mãos foram necessárias?)
• Desenho no A3 com giz de cera da atividade das mãozinhas.
• Vamos brincar de: está longe ou está perto.
• Desenho no A3 com lápis de cor da brincadeira.
• Roda de conversa: Compararemos objetos de diferentes tamanhos. (qual é maior?/ qual é menor?)
• Com massinha vamos fazer uma bola maior e uma bola menor.
• Brincadeira de bata-quente com uma bola pequena.
• Brincadeira de bata-quente com uma bola grande.
• Desenho em papéis grandes e pequenos.
• Vamos dançar com a música: cabeça, ombro, joelho e pé.
• Desenho com interferência colada de pessoa.
• Quebra cabeça do corpo humano para os alunos montarem.
• Vamos dançar a música: minha boneca de lata.
• Desenho com interferência de pessoa sem a cabeça para os alunos completarem utilizando lápis de cor.
• Brincadeira o mestre mandou (pedindo para tocar as partes do corpo).
• Contornaremos o corpo dos alunos no papel pardo e eles desenharam o que está faltando.
• Desenho com interferência colada de pessoa sem os braços para os alunos completarem com lápis de cor.
• Representar o corpo com a massinha.
• Desenhar o contorno do amigo com giz de lousa no chão.
• Produto final: será confeccionado junto com as crianças um jogo de percurso do corpo.
Observação: Algumas atividades se repetiram no decorrer do semestre de acordo
com o interesse e necessidade da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário