Duração: 4 meses
Objetivos:
•         Desenvolvimento de noções de medida de comprimento;
•          Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
•          Construção das primeiras ideias sobre quantidades;
•          Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
•          Utilização da contagem oral em brincadeiras e músicas;
•          Desenvolvimento de noção espacial;
•          Desenvolvimento de noção temporal;
Áreas trabalhadas:
•         Matemática;
•          Linguagem oral e escrita;
•          Artes;
•          Expressão corporal;
Recursos utilizados:
•         Barbante;
•          Régua
•          Bolas de diferentes tamanhos;
•          Objetos do dia a dia;
•          Calendário;
•          Janelinha do tempo;
•          Relógio;
•          Sucatas;
•          Papéis diversos;
•          Giz de cera, lápis de cor e tinta;
Metodologias:
•         Sempre no início das aulas faremos a roda para marcarmos o calendário, a janelinha do tempo e o relógio.
•         Roda de parlendas: Galinha do vizinho, indiozinhos, entre outras.
•         Confeccionaremos um cartaz da parlenda Galinha do vizinho. (os alunos colarão os ovinhos).
•         Jogo da memória de quantidades.
•         Quebra cabeça de números e quantidades.
•         Domino de quantidades.
•         Desenho com interferência de números.
•         Roda de conversa: Sobre medidas convencionais e não convencionais.
•         Mediremos os alunos com barbante e depois compararemos os tamanhos.
•         Desenho no A3 com lápis de cor da atividade anterior.
•         Com lego montaremos uma torre alta e uma torre baixa.
•         Utilizando barbante mediremos a distancia da mesa até a porta.
•         Utilizando os pés mediremos a distancia da mesa até a porta. (quantos passos foram necessários)
•         Utilizando as mãozinhas mediremos o tamanho da mesa. (quantas mãos foram necessárias?)
•         Desenho no A3 com giz de cera da atividade das mãozinhas.
•         Vamos brincar de: está longe ou está perto.
•         Desenho no A3 com lápis de cor da brincadeira.
•         Roda de conversa: Compararemos objetos de diferentes tamanhos. (qual é maior?/  qual é menor?)
•         Com massinha vamos fazer uma bola maior e uma bola menor.
•         Brincadeira de bata-quente com uma bola pequena.
•         Brincadeira de bata-quente com uma bola grande.
•         Desenho em papéis grandes e pequenos.
•         Vamos dançar com a música: cabeça, ombro, joelho e pé.
•         Desenho com interferência colada de pessoa.
•         Quebra cabeça do corpo humano para os alunos montarem.
•         Vamos dançar a música: minha boneca de lata.
•         Desenho com interferência de pessoa sem a cabeça para os alunos completarem utilizando lápis de cor.
•         Brincadeira o mestre mandou (pedindo para tocar as partes do corpo).
•         Contornaremos o corpo dos alunos no papel pardo e eles desenharam o que está faltando.
•         Desenho com interferência colada de pessoa sem os braços para os alunos completarem com lápis de cor.
•         Representar o corpo com a massinha.
•         Desenhar o contorno do amigo com giz de lousa no chão.
•         Produto final: será confeccionado junto com as crianças um jogo de percurso do corpo.
Observação: Algumas atividades se repetiram no decorrer do semestre de acordo 
com o interesse e necessidade da turma.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário