22/04/2010

Projeto “Matemática divertida”

Duração: 4 meses

Objetivos:

         Desenvolvimento de noções de medida de comprimento;
          Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
          Construção das primeiras ideias sobre quantidades;
          Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
          Utilização da contagem oral em brincadeiras e músicas;
          Desenvolvimento de noção espacial;
          Desenvolvimento de noção temporal;

Áreas trabalhadas:

         Matemática;
          Linguagem oral e escrita;
          Artes;
          Expressão corporal;

Recursos utilizados:

         Barbante;
          Régua
          Bolas de diferentes tamanhos;
          Objetos do dia a dia;
          Calendário;
          Janelinha do tempo;
          Relógio;
          Sucatas;
          Papéis diversos;
          Giz de cera, lápis de cor e tinta;

Metodologias:

         Sempre no início das aulas faremos a roda para marcarmos o calendário, a janelinha do tempo e o relógio.
         Roda de parlendas: Galinha do vizinho, indiozinhos, entre outras.
         Confeccionaremos um cartaz da parlenda Galinha do vizinho. (os alunos colarão os ovinhos).
         Jogo da memória de quantidades.
         Quebra cabeça de números e quantidades.
         Domino de quantidades.
         Desenho com interferência de números.
         Roda de conversa: Sobre medidas convencionais e não convencionais.
         Mediremos os alunos com barbante e depois compararemos os tamanhos.
         Desenho no A3 com lápis de cor da atividade anterior.
         Com lego montaremos uma torre alta e uma torre baixa.
         Utilizando barbante mediremos a distancia da mesa até a porta.
         Utilizando os pés mediremos a distancia da mesa até a porta. (quantos passos foram necessários)
         Utilizando as mãozinhas mediremos o tamanho da mesa. (quantas mãos foram necessárias?)
         Desenho no A3 com giz de cera da atividade das mãozinhas.
         Vamos brincar de: está longe ou está perto.
         Desenho no A3 com lápis de cor da brincadeira.
         Roda de conversa: Compararemos objetos de diferentes tamanhos. (qual é maior?/  qual é menor?)
         Com massinha vamos fazer uma bola maior e uma bola menor.
         Brincadeira de bata-quente com uma bola pequena.
         Brincadeira de bata-quente com uma bola grande.
         Desenho em papéis grandes e pequenos.
         Vamos dançar com a música: cabeça, ombro, joelho e pé.
         Desenho com interferência colada de pessoa.
         Quebra cabeça do corpo humano para os alunos montarem.
         Vamos dançar a música: minha boneca de lata.
         Desenho com interferência de pessoa sem a cabeça para os alunos completarem utilizando lápis de cor.
         Brincadeira o mestre mandou (pedindo para tocar as partes do corpo).
         Contornaremos o corpo dos alunos no papel pardo e eles desenharam o que está faltando.
         Desenho com interferência colada de pessoa sem os braços para os alunos completarem com lápis de cor.
         Representar o corpo com a massinha.
         Desenhar o contorno do amigo com giz de lousa no chão.
         Produto final: será confeccionado junto com as crianças um jogo de percurso do corpo.


Observação: Algumas atividades se repetiram no decorrer do semestre de acordo
com o interesse e necessidade da turma.

Nenhum comentário: