22/04/2010

Projeto “No mundo das maravilhas, agora vamos entrar...”

Duração: 8 meses, 4 meses (primeira etapa) e 4 meses (segunda etapa).

Objetivos:

         Estimular a imaginação;
         Ampliar o vocabulário, incorporando novas palavras e expressões;
         Desenvolver a linguagem e o pensamento;
         Estimular a criatividade;
         Despertar o prazer pela leitura;
         Incentivar os cuidados com o livro;
         Observar e apreciar a estética, o literário e as ilustrações do livro;
         Desenvolver a atenção;
         Desenvolver a concentração;
         Desenvolver a memória;
         Desenvolver a reflexão;
         Desenvolver a percepção;
         Desenvolver o emocional, o cognitivo e o afetivo;
         Distinguir entre imagem e texto escrito;
         Expressão por meio de desenhos;
         Adaptar a criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens;
         Estimular a expressividade;
         Desenvolver a percepção e a consciência de que o corpo é um instrumento de comunicação e expressão.

Áreas trabalhadas:

         Linguagem oral e escrita;
          Natureza e sociedade;
          Artes visuais;
          Matemática;
          Expressão corporal;

Recursos utilizados:

         Livros de histórias, contos de fada, poemas, poesias, fábulas, narrativas, de rimas, somente imagens, sem imagens,entre outros;
          Aparelho de som, televisão, aparelho de dvd;
         Câmera digital, filmadora;
          Cd com histórias;
          Dvd com histórias;
          Fantoches;
          Dedoches;
          Fantasias;
          Teatro de sombras;
          Papéis diversos;
          Giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tinta;
          Brochinhas, esponjas, rolinhos;
         Tesoura, cola,  durex, fita crepe, dupla face, etc.
          Massinha, argila;
         Objetos do dia a dia;
         Sucata;
         Televisão mágica (feita de caixa de papelão)
         Sala de aula, ludoteca, parque, pracinha, entre outros.
         Tecidos diversos;



Metodologia: Primeira etapa

  1. Roda de conversa: Vocês gostam de histórias?/ Por quê?/Qual você mais gosta?
  2. Fazer um desenho utilizando giz de cera e papel A3 da história que mais gosta.
  3. Faremos uma lista das histórias que eles mais gostam e contaremos três por semana. Sendo que as histórias no decorrer do ano se repetiram o que mudará será o método utilizado para contar.
4. A cada dia as crianças farão um desenho no papel A3 da história contada, utilizando giz de cera, lápis de cor, ou tinta.
5. Terá momentos também em que as crianças representaram essas histórias utilizando massinha ou argila.
6. Uma vez em cada mês faremos uma roda para escolher uma história que será contada com a nossa televisão
“Mágica”. Essa história será sempre contada pela professora.
7. Apresentação da personagem “Princesa Anybia” (essa personagem se apresentará para as crianças e contará sua história).
8. Roda de conversa: Vocês gostaram da princesa?/ O que ela veio fazer aqui?Como ela era?
9. Desenho da princesa.
10. Apresentação da personagem “Sabrina, a bruxa boa” (essa personagem se apresentará para as crianças e contará sua história).
11. Roda de conversa: Vocês gostaram da Bruxa?/ O que ela veio fazer aqui?Como ela era?
12. Desenho da bruxa.
13. Apresentação da personagem “Fada Néssie” (essa personagem se apresentará para as crianças e contará sua história).
14. Roda de conversa: Vocês gostaram da fada?/ O que ela veio fazer aqui? Como ela era?
15. Desenho da fada.
16. Essas personagens virão uma vez por semana contar história para as crianças, porém serão histórias diferentes das citadas pelas crianças na primeira roda de conversa.
17. Inicio da biblioteca circulante, toda sexta- feira as crianças escolheram e levaram um livro para casa.
18. Produto final da primeira etapa: Cada criança levará para casa uma “mini televisão mágica” com a história de sua preferência.


Metodologia: Segunda etapa

  1. Uma vez por semana as personagens continuarão vindo contar as histórias, mas convidando as crianças a participarem do enredo das histórias;
2. Uma vez por semana uma criança será sorteada para contar a história de sua preferência para os amigos.
3. A personagem princesa convidará os alunos a produzir os sons da história.
4. A personagem bruxa incentivará as crianças a deduzirem o que vem na sequência.
5. A personagem fada convidará os alunos a representar trechos das histórias.
6. As professoras contaram histórias utilizando das três técnicas citadas.
7. As professoras continuarão contando as histórias utilizando as técnicas diversas citadas na primeira etapa.
8. Continua a biblioteca circulante.
9. Produto final: Gravação de um dvd com fotos de alguns momentos desse projeto e um vídeo de uma dramatização feita pelas crianças.

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