22/04/2010

Projeto “Artes”

Duração: 8 meses/ 4 meses a primeira etapa e 4 meses a segunda etapa.

Objetivos:

         Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
          Utilizar diversos materiais, sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão;
          Interessar-se pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
          Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
         Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, broxas, carvão, carimbos;
         Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
         Cuidados com o próprio corpo e o dos colegas no contato com os suportes e materiais de arte;
         Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo..
          Apreciação, releitura de obras;
          Valorização de suas próprias produções, das produções de outras crianças e da produção de arte em geral.
          Desenvolvimento da criatividade;
          Desenvolvimento da expressividade;
          Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;

Áreas trabalhadas:

         Artes Visuais
          Diversidade cultural
          Linguagem oral e escrita;
          Natureza e sociedade
          Matemática
          Expressão corporal


Recursos utilizados:

         Giz de cera;     
          Água;
         Recorte e colagem;
          Modelagem;
          Areia;
         Lixa;
          Anilina;
          Papéis diversos;
          revistas, jornais;
          Lápis de cor;
          Pintura a dedo;
          Barbante;
          Tesoura e cola;
          Guache;
          Sucatas;
         Folhas de árvore;
          Canetinhas;
          Brochinhas, rolinhos;
          Sala de aula;
          Parque;
          Pintura no azulejo; 
         Giz de lousa;
          Camiseta para pintura
          Argila e massinha;
          Palitos de sorvete;
          Papel canson;

Metodologias da primeira etapa:

  1. Desenho livre utilizando papel A3 e giz de cera;
  2.  Roda de conversa: Conte o que você desenhou.
  3. Roda de conversa sobre as cores.
  4. Brincadeira do Elefante colorido.
  5. Desenho livre utilizando apenas a cor azul.
  6. Vamos procurar na escola onde tem a cor azul.
  7. Desenho utilizando apenas a cor vermelha.
  8. Vamos procurar na escola onde tem a cor vermelha.
  9. Desenho livre utilizando apenas a cor amarela.
  10. Vamos procurar na escola onde tem a cor amarela.
  11. Experiência: utilizando anilina azul e vermelha vamos misturá-las na água dentro de um pote de vidro.
  12. Roda de conversa sobre o que aconteceu na experiência e em seguida desenho no A3 com a mistura.
  13. Experiência: utilizando anilina azul e amarela vamos misturá-las na água dentro de um pote de vidro.
  14. Roda de conversa sobre o que aconteceu na experiência e em seguida desenho no A3 com a mistura.
  15. Experiência: utilizando anilina vermelha e amarela vamos misturá-las na água dentro de um pote de vidro.
  16. Roda de conversa sobre o que aconteceu na experiência e em seguida desenho no A3 com a mistura.
  17. Apresentação da artista Anita Malfatti (auto-retrato)
  18. Os alunos se olharão no espelho fazendo diferentes expressões e em seguida farão o seu auto retrato.
  19.  Apreciação da obra: “A Menina de Rosa e os Elementos da Natureza” de  Anita Malfatti.
  20. Desenhar com giz de cera no papel A3  usando folhas de árvores de diversas formas e tamanhos em baixo do A3.
  21. Os alunos farão um desenho coletivo no papel pardo colado na parede utilizando giz de cera.
  22. Os alunos farão um desenho coletivo no papel pardo colado no chão utilizando giz de cera.
  23. Os alunos farão um desenho coletivo no papel pardo colado de baixo da mesa utilizando giz de cera.
  24. Exposição na sala e apreciação dessas três obras.
  25. Apreciação da obra: “A Ventania” de  Anita Malfatti.
  26. Pintura livre no azulejo.
  27. Apreciação da obra: “Rochedos, Monhegan Island” de  Anita Malfatti.
  28. Os alunos molharão a folha com algodão e água e pintarão em seguida com tinta guache.
  29. Com o papel A3 colado na parede os alunos farão uma pintura livre utilizando brochinha e guache.
  30. Desenho no papel canson utilizando esponja e guache.
  31. Desenho no papel canson utilizando escova de dente e guache.
  32. Desenho no papel A3 utilizando guache e os dedos.
  33. Apreciação da obra: “As Margaridas de Mário” de Anita Malfatti.
     34. Desenhar no papel usando apenas giz de cera branco, em seguida, com pincel passe tinta guache em toda folha.
35. Apreciação da obra de arte: “Papoulas” de Anita Malfatti.
36. Experiência misturar a tinta vermelha com tinta branca.
37. Roda de conversa sobre o que aconteceu e em seguida desenho no A3 com a mistura.
38. Experiência misturar a tinta azul com a tinta branca.
39. Roda de conversa sobre o que aconteceu e em seguida desenho no A3 com a mistura.
40. Desenho sobre fundos coloridos: variar as cores das folhas de papel oferecidas.
41.Carimbar caixas de sabonete ou creme dental usando guache e papel A3.
42. Pintar com o rolinho caixas de sabonete e creme dental utilizando guache.
43. Faremos carimbos recortando formas na batata. Molhar esses carimbos em tinta guache e carimbar no canson.
44. Recortar folhas de revistas e depois colar no A3.
45. Apreciação da obra: “O Grupo dos Cinco” de Anita Malfatti.
46. Desenho livre com lápis de cor no canson.
45. Desenho no A3 com interferência da revista colada utilizando lápis de cor.
47. Desenho no canson com colagem de sementes.
48. Pintura e desenho em diversos tamanhos de papel, de pequenos a gigantes... (individualmente e em grupo);
 Produto final da primeira etapa: Um quadro feito pelo aluno utilizando diferentes técnicas.


Metodologias da segunda etapa:
  1. Faremos massinha com as crianças e depois elas brincarão livremente.
  2. Brincar livremente com a argila.
  3. Apreciação da Estátua de Drummond (falaremos quem foi ele e quem fez a estátua)
  4. Brincadeira da Estátua.
  5. Fazer uma estátua utilizando massinha.
  6. Fazer uma estátua utilizando argila.
  7. Roda de conversa: Como ficou as estátuas?/Qual a diferença da textura delas?/Dá para modificá-las?
  8. Apreciação da obra :” Composição Cubista” de Anita Malfatti.
  9. Desenho livre no canson com guache e brochinha.
  10. Pintura no A3 com interferência colada de um circulo.
  11. Pintura no A3 com interferência colada de um quadrado.
  12. Pintura no A3 com interferência colada de um triângulo.
  13. Pintura no A3 com interferência vazada de um circulo.
  14. Pintura no A3 com interferência vazada de um quadrado.
  15. Pintura no A3 com interferência vazada de um triângulo.
  16. Colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.
  17. Desenhar com um pincel embebido em cola branca e uma pequena porção de água e em seguida jogar areia colorida.
  18. Desenho no papel A3 com giz de cera com uma  lixa em baixo do papel.
  19. Desenho no A3 com giz de cera com barbantes em baixo da folha.
  20. Desenho no canson com tinta guache e barbante.
  21. Desenho espelho pingar cola colorida em um dos lados do papel A3 , em seguida dobra e abrir novamente.
  22. Apreciação da obra: “A Onda “ de Anita Malfatti.
  23. No canson pingaremos anilina de diferentes cores e os alunos soprarão com um canudo espalhando a anilina.
  24. Desenho sobre o papel celofane com canetinhas.
  25. Passar anilina no canson e espera secar em seguida fazer desenho com o giz de cera.
  26. Desenhar com giz de lousa no papel camurça.
  27. Desenhar com giz de lousa molhado no leite no papel canson.
  28. Desenho enriquecido: estimularemos o uso de várias técnicas reunidas.
  29. Fazer pintura facial umas nas outras;
  30. Quadro coletivo no papel cartão onde as crianças utilizarão a técnica que quiserem.
  31. Produto Final da segunda etapa: Uma escultura em argila da mãozinha das crianças.


Observações:

Sempre que fizermos apreciação faremos questionamentos como estes:

         Qual é mesmo o nome da pintura?
         Como é o fundo? Qual é a figura?
         O que está na frente, e o que está atrás?
         O que está em movimento ou parado?
         Está iluminado ou escuro?
         Quais as cores utilizadas?
         O que é mais colorido e menos colorido?
         Sobre o tema, se é paisagem, retrato ou composição abstrata.  
         Sobre o que está acontecendo na obra, procurando, na medida do possível e de forma lúdica, contextualizá-la com os fatos reais e as experiências da criança.


2. Algumas das atividades (técnicas utilizadas) se repetirão no decorrer do ano de acordo o interesse e  necessidade dos alunos.

3. Passeio para visitarmos algumas obras:

  • Pinacoteca de São Paulo;
  • MASP;
  • Espaço Henfil de São Bernardo do Campo.

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