16/05/2008

10 atitudes simples e indispensáveis



1- Ñ ESCOVE OS DENTES DE BAIXO DO CHUVEIRO, NEM COM A TORNEIRA ABERTA.

2- QUANDO CHOVER COLOQUE BALDES PARA RECOLHER ÁGUA DA CHUVA E REUTILIZE.

3- ESPERE ACUMULAR ROUPA O SUFICIENTE PARA LAVAR E PASSAR (uma lavadora com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros de água em cada lavagem).

4- UTILIZE A ÁGUA DA MAQUINA, TANQUE, ETC, PARA LAVAR QUINTAL, JOGAR NA PRIVADA (um único acionamento da descarga consome cerca de 15 litros de água), LAVAR BANHEIRO, PANOS DE CHÃO ETC.

5- ENSABOE TODA LOUÇA ANTES DE ENXAGUA-LÁ, USE A TORNEIRA COM POUCA PRESSÃO (Se possível, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiros).

6- ÁGUAS, COMO A DE LAVAGEM DE FRUTAS, LEGUMES, ETC, USE PARA REGAR AS PLANTAS, ETC.

7- Evite dormir com a TV ligada. Dê preferência a aparelhos que possuam timer (função para o desligamento automático) - No caso de televisões que utilizem o recurso de Stand-By, é importante desligá-la da tomada.

8- Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. - Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.

9- Dê preferência às lâmpadas fluorescente compactas para a cozinha, área de serviço, garagem ou qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Além de consumir menos energia elas duram até 10 vezes mais. - Apague as luzes quando os cômodos estiverem vazios, faça limpeza periódica das lâmpadas;

10- Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica. Agora já temos onde levar o óleo para reciclar! Procure um lugar mais perto de você.

CURIOSIDADES:

  1. As sacolinhas de plástico fornecidas nos supermercados para carregar as compras demoram 450 anos para se decomporem e ocupam de 15% a 20% do volume de um lixão. Sacola de palha está na moda.
  2. Garrafa e caneca a postos - Garrafas de material durável ou caneca diminui a produção de plástico dos copos antes utilizados. A dica é deixe no SEU LOCAL DE TRABALHO uma caneca.

3. Menos papel, mais árvores em pé - Prefira ler textos no computador a imprimi-los. Use o verso de folhas de papel e reutilize envelopes, colocando etiquetas adesivas nos endereços. Relembre os tempos da vovó: adote um coador de pano para preparar o café. Cerca de 20 árvores deixarão de ser cortadas para cada tonelada de papel reutilizado.

4. Palmas para o refil - Prefira comprar produtos com refil, que utiliza menos matéria-prima. Assim, você colocará menos quantidade de plástico fora após a segunda compra. Empresas como Natura e Boticário já adotaram a medida.

5. Vidro sim, plástico não - Entre uma embalagem de vidro e outra de plástico, opte pela primeira. Potes de requeijão podem virar copos, e potes de pepino em conserva, embalagens para doces.

6. Nada de papel nas sinaleiras - Evite pegar os papéis distribuídos junto aos semáforos. Um dia, quando ninguém mais pegar, essas propagandas deixarão de ser feitas, e menos lixo deixará de ser produzido.

7. Utilizar o carro sempre em ultimo caso – ás vezes acabamos por nos esquecer quão agradável é fazer uma caminhada – e mais saudável... pegar no carro só para ir beber um café... desnecessário

8. Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água-ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida?E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Nenhum comentário: