26/02/2015

Os materiais que vamos usar

Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano das crianças. Pode ser, por exemplo, livros, revistas, jogos, pinceis, massas de modelar ou um pouco de argila. Proponha ao grupo que, em duplas, procurem pelos objetos. Isso já estimula a cooperação. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
Para finalizar a atividade permita que cada criança escolha seu objeto preferido para brincar ou criar algo. Depois das brincadeiras e criações oriente para que arrumem o ambiente conforme o combinado, colocando cada coisa em seu devido lugar.
A organização do espaço tem influência sobre os usuários determinando o modo como professores e crianças sentem, pensam e se comportam.
FONTE:projetospedagogicosdinamicos

Nenhum comentário: