26/02/2015

ESCONDEU, ACHOU

Tempo: Aproximadamente 40 minutos.

Espaço: Sala de aula.

Idade: A partir de 1 ano.

Material: Panos coloridos, espelho.

Objetivo: Trabalhar a memória, a antecipação, a percepção visual e a auditiva, princípios de distinção entre o “eu” e o “não eu”.

Desenvolvimento:
Para realizar esta atividade, coloque as crianças em um espaço aconchegante (sobre colchonetes, por exemplo). Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e encobri-lo com um pano. Depois de explorar bastante o esconde-esconde, entregue para os bebês os outros panos coloridos para que eles imitem a sua ação, estimulando-os com palavras. Uma variação desta atividade é colocar as crianças em frente ao espelho para que brinquem com a própria imagem. Esta proposta é importante nos primeiros anos de vida por estar relacionada à percepção do “eu”. Em frente ao espelho, a criança começa a reconhecer sua imagem e sua características físicas.
Com espelho é possível desenvolver várias outras atividades, como:
  • Trabalhando a diversidade - Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do fulano?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.
  • Expressões faciais - De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Mostre cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.
  • Faz de conta - Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso.
FONTE:projetospedagogicosdinamicos

Nenhum comentário: