26/02/2015

Adaptação e acolhimento

No início do ano letivo a criança trava conhecimento com um novo espaço que é físico e também subjetivo, já que envolve sentimentos e relações. Neste momento é primordial favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança possa conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos e emoções livremente. Para tal, é preciso atentar que o período de adaptação é delicado e exige a participação de todos os componentes da comunidade escolar: pais, professores e demais funcionários da instituição na qual a criança está inserida. 
O grande desafio é acolher a criança em seus primeiros momentos na escola ou a cada nova etapa escolar, fazendo com que se sinta cuidada, confortável e, acima de tudo, segura. É importante estabelecer uma relação de confiança também com as famílias, deixando claro que o objetivo é a parceria de cuidados e educação. Possibilitar que os pais fiquem com as crianças nos primeiros dias, que as crianças levem um objeto de casa com o qual se sintam seguras são algumas propostas interessantes para esse acolhimento.
As primeiras relações sociais da criança acontecem na Educação Infantil, assim sendo, é necessário proporcionar além de um clima de afetividade e confiança mútua entre alunos, pais e os colaboradores da escola, o desenvolvimento psicomotor da criança, através de um ambiente lúdico e prazeroso. A estimulação em atividades grupais gera clima de alegria que incita a curiosidade e finalmente a aproximação natural da criança com o grupo.
A escola deve planejar atividades adequadas para o período de adaptação não se distanciando do que o aluno vivenciará no dia a dia, para que não sejam criadas falsas expectativas.


Respeito às diferenças
As crianças são diferentes, cada ser humano é único e as reações de cada um são imprevisíveis. Além disso, chegam à escola já com conhecimentos adquiridos, vivências e experiências que não podem ser menosprezadas. Assim sendo, é preciso variar as possibilidades, planejar atividades diversas, sempre respeitando as diferenças e o ritmo de cada um. Ao perceber que o adulto considera os seus sentimentos e de seus colegas, que ela é valorizada em seus medos e inseguranças, a criança vai aprendendo a estabelecer uma relação mais humanizadora com as outras. 
Definindo as regras
Na Educação Infantil as crianças passam a compreender noções básicas de convivência. O ambiente escolar precisa transmitir segurança às crianças em todos os aspectos, esta segurança se traduz também em regras claras e um diálogo bem estabelecido entre educador e educandos.  Pequenos acordos em torno das normas de convivência sociais facilitam as relações. Portanto, é imprescindível definir as regras junto com o grupo, questionando-os sobre o porquê de cada uma, levando-os a compreensão e reflexão. 
Organizando o ambiente
O  espaço deve ser fruto da relação estabelecida com as crianças. Sua decoração, os cartazes expostos devem refletir as indagações, descobertas e percursos daqueles que o utilizam. O espaço ainda precisa ser organizado de modo a contemplar as diferentes dimensões humanas: o lúdico, artístico, afetivo, cognitivo. A maneira como o ambiente é organizado revela sempre  a relação pedagógica estabelecida entre educador e educandos.

FONTE:http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/

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