16/03/2011

Atividades Montessorianas

Atividades Montessorianas
É a característica da escola montessoriana criar um ambiente propício para as crianças, levando considerando inclusive a decoração dos espaços e os materiais adequados ao desenvolvimento infantil. “É fundamental educar os sentidos, depois o intelecto”, acreditava Maria, que defendia a tese de que os pequenos deviam ter a liberdade de escolher o que desejavam trabalhar.


O método pesquisado e desenvolvido por Montessori,é especialmente para as crianças e têm como objetivo principal a Educação sensorial dos sentidos, como o tato, olfato, paladar, audição e linguagem e equilíbrio corporal.
Desenvolvida a partir de atividades diferenciadas, o método também têm como objetivo criar condições de apropriação de valores como: autonomia, normalização e construção de conhecimento.
Autonomia está relacionada com ser independente, ou seja, fazer as atividades de vida diária sozinho. Normalização trás o sentido de aprender a cumprir com as regras sociais, valor fundamental para o convívio sadio com grupos sociais e carregando com ela a importância de aprender a ter conseqüências com a escolha de alguma coisa. Construção de conhecimento, atualmente a pedagogia moderna trabalha com a noção de construção de conhecimento, como o aluno sendo protagonista desta construção, e o professor o mediador das construções. Como conseqüência desta construção o aluno aprende aquilo quer lhe carrega sentido.
As atividades montessorianas criam inúmeras condições para o desenvolvimento destes valores.

ATIVIDADES DA SEMANA DO DIA 21/03 AO DIA 25/03.

  • ·Escrever o nome, as letras e os números na areia: colocar um pouco de areia em um recipiente e pedir para as crianças escrever com o dedo.
  • ·         Escrever o nome e as letras com giz de lousa no chão.
  • ·         Transportar água de um recipiente para o outro com uma colher ou esponja. (essa atividade as crianças ficam sentadas com dois recipientes a sua frente um com água e outro vazio)
  • A mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.
  • ·         Andar em círculo em cima da linha, com diversos movimentos do corpo, como: andar com as mãos na cabeça, andar na ponta dos pés, andar com um copo d´água na mão, etc. O objetivo é desenvolver a consciência corporal e temporal dos movimentos.
  • ·         Colocar uma certa quantidade de botões no barbante.
  • ·         Escrever o nome, as letras e os números com tinta no azulejo com o dedo.
  • ·         Desenhos feitos com contorno de objetos.
  • ·         Recorte com os dedos e colagem.

Nenhum comentário: