15/05/2009

Brinquedos, brincadeiras e jogos

“Um brinquedo só é um brinquedo, a partir do momento em que ele é brincado”
João Batista Freire

BRINQUEDO

- objeto que dá suporte à brincadeira
- função lúdica: prazer ou desprazer, sem intenção pedagógica
- função educativa: construção de conhecimentos e desenvolvimento de várias habilidades
- o principal em um brinquedo não é sua procedência, seu grau de sofisticação e a beleza de sua aparência, mas seu poder de envolver a criança em uma atividade lúdica e criativa.

BRINCADEIRA

- elabora hipóteses para a resolução de problemas e toma atitudes que vão alem do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade
- sonhos e desejos podem ser facilmente realizados, quantas vezes desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior
- estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança e ajudam-na a conhecer a si mesma e a explorar suas próprias emoções
- age com liberdade e espontaneidade
- o brincar tem caráter de produção

JOGO

- permite que a criança esteja em contato com a realidade
- confronto de idéias
- busca de soluções
- competição e a cooperação entre os participantes, que têm diferentes vivencias, graus de conhecimento e desenvolvimento.

BRINCADEIRA JOGO
Não há vencedor Busca de um vencedor
Não há fim determinado Tem um final previsto
Possuem regras mais simples ou não Sempre haverá regras
Pode ter ápice ou não Sempre haverá ápice
Evolução irregular Evolução regular: Começo, meio e fim
Pode sofrer modificações Interrupção do jogo para modificações
Conseqüências imprevistas Pode prever algumas conclusões

TIPOS DE JOGOS

O que se pretende trabalhar, na aplicação de uma atividade corporal?

• A importância da manutenção da cultura infantil e da cultura regional por meio dos jogos tradicionais infantis
• A necessidade das crianças de materializarem sua imaginação por meio da construção dos símbolos nos jogos de construção
• A predominância do movimento na vida das crianças, que pode ser desenvolvida por meio dos jogos motores
• A manifestação dos sentimentos da criança de forma expressiva e criativa, utilizando sons e expressando-se corporalmente com jogos rítmicos
• A capacidade de interpretar as impressões que os sentidos nos trazem pelos jogos perceptivos
• A criança expressa suas fantasias com base no contexto em que vive, utilizando-se do imaginário por meio dos jogos de faz de conta.

Jogos Tradicionais: assumem um contexto cultural quando reproduzem elementos de um cultura e possibilitam a criação e a conexão com o meio no qual estão inseridos.Ex: ___________

Jogos de Construção: manuseio de matérias pelas crianças para que criem, construam e transformem seu mundo imaginário. Estreita relação com o jogo simbólico. EX. _______________

Jogos Motores: contribuem para o desenvolvimento global das crianças, alem de proporcionar à criança o prazer de realizar determinado movimento. Não se trata valorizar um padrão motor, mas de organizar esquemas que podem auxiliar as crianças a realizar as mais diferentes atividades. EX___________________________________

Jogos Rítmicos: atividades de grande valor educativo e um dos meios de a criança manifestar seus sentimentos de forma expressiva e criativa numa inter-relação entre o corpo, o espaço e o tempo. Aparecem em forma de brinquedos cantados (canções que associam o movimento, tornando essas atividades em uma forma de expressão corporal) e cantigas de roda (auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, da lateralidade, do esquema corporal, da orientação espacial e temporal, do ritmo, da autoconfiança, do autoconceito, da afetividade e das capacidades cognitivas. Ex_________________________________

Jogos de percepção: destinados a estimular as diferentes sensações, de forma que possam se desenvolver satisfatoriamente no decorrer da vida da criança. O programa de desenvolvimento da percepção leva em consideração atenção, discriminação, memória visual e auditiva, percepção de forma, de cor, de tamanho e de luminosidade e percepções tátil, olfativa e gustativa.Ex_________

Jogos de faz de conta: permite não só a entrada no imaginário, mas a expressão de regras que são criadas e se materializam no mundo da imaginação. Constituem atividades por meio de representações de diferentes papeis, compreender o mundo à sua volta. EX _________________


Referências Bibliográficas

Apostila Positivo. Educação Física: educação infantil - grupos 4, 5 e 1º ano, 2008
CAVALLARI, Vinicius Ricardo; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com Recreação. Ícone. São Paulo, 1994.

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